Notícias do mercado imobiliário

Principais Riscos De Comprar Ou Vender Um Imóvel Sem Um Corretor De Imóveis

No Brasil existe um costume de querer cortar gastos em negociações e não atentar-se a algo que é maior. Dessa forma, entender os riscos de comprar ou vender um imóvel sem um corretor de imóveis é algo essencial para negociar melhor.

Normalmente corta-se a comissão da empresa e muitas vezes o valor não chega nem a 6% ou 9% desse montante. Só que os riscos são enormes e podem existir problemas relacionados a documentação, deixando o preço maior.

A postagem vai trazer à tona alguns desses riscos e irá mostrar que a melhor opção é escolher o que for seguro. Lembre-se que o “barato saí carro” e ter um retrabalho à toa nunca é algo efetivo para você.

Quais são os principais riscos de comprar ou vender um imóvel sem um corretor de imóveis?
Antigamente as vendas de imóveis era muito simples e bastava inserir uma placa de “vende-se”, portanto, o restante era consequência. Os golpes eram menores e sem dúvidas o processo de negociação era realizada com mais segurança.

Atualmente tudo mudou e encontrar pessoas que dão golpes é muito simples, afinal os presídios estão cheios dos famosos “171”. Dessa forma, aprender sobre os riscos de comprar ou vender um imóvel sem um corretor é fundamental.

Para permitir um entendimento mais assertivo, serão mostrados 5 pontos a serem considerados em toda a negociação. A ideia é deixar dinâmico e a seguir será possível conferir tudo e assim refletir na hora de começar a negociar, veja:

1. Receber pessoas estranhas para visitar o imóvel
Infelizmente você não conhece o possível comprador do seu imóvel e dependendo do caso, isso pode ser bem complicado. Para evitar essa situação, é mais interessante optar por uma imobiliária e assim tudo ficará mais fácil.

Pense em como seria receber um estranho e em seguida sofrer com um assalto? Sem dúvidas, é algo bem complicado e pode deixar traumas e muitas vezes até aquilo que é irremediável, ou seja, uma possível morte ou sequela permanente.

Já quando uma imobiliária está na negociação, tudo é realizado com antecedência e a empresa conta com experiência. A chance de a empresa ser enganada existe, porém será bem menor do que uma pessoa normal.

2. Possíveis golpes
Um dos riscos de comprar ou vender um imóvel sem um corretor de imóveis é a chance de existirem muitos golpes. Muitos acham que isso serve apenas para os alugueis, porém a realidade é outra e até para compras/vendas isso existe.

Quando uma imobiliária ou um corretor de imóveis está na negociação, os mesmos contam com o auxílio da tecnologia. Trata-se dos sistemas de segurança, portanto, os mesmos fazem a chegassem de dados que os clientes comuns não têm acesso.

Esse tipo de sistema é efetivo e mostram em poucos minutos se a pessoa tem restrição no seu nome ou não. Além disso, caso exista um financiamento é preciso citar que os profissionais ainda auxiliam a intermediação da negociação.

3. Dificuldade com a documentação do imóvel e a parte burocrática
É verdade que muitas pessoas têm experiência em negociações e conhecem as transações imobiliárias muito bem. Só que mesmo assim, existem nuances que o corretor percebe com mais facilidade e assim pode tomar algumas atitudes.

Isso vai desde a digitação de um contrato e até mesmo outras questões relacionadas à análise de documentação. Já que o objetivo é conseguir que tudo seja feito com lisura e também de uma forma que seja vantajosa para as partes.

Os corretores de imóveis têm um conhecimento profundo sobre o assunto e também possuem fácil acesso a essa checagem. Já que cada cidade pode ter uma legislação diferenciada e aprender sobre o tema é sempre a melhor alternativa.

4. Divergências de tempo
A vida atualmente é corrida e nem todos tem o mesmo tempo disponível, portanto, encontrar um equilíbrio é difícil. Muitos possíveis compradores só podem visitar na segunda-feira e esse pode um dia ruim para o proprietário.

Muitas negociações são perdidas justamente por essa questão, ou seja, evitar pode ser um caminho para ter uma melhor negociação. Uma vez que as vezes é necessário ter várias idas ao imóvel, até que seja encontrado um comprador.

Esse é um dos principais riscos de comprar ou vender um imóvel sem um corretor de imóveis a sua disposição. Com o auxílio do profissional tudo pode ser melhorado, porque o mesmo terá a disponibilidade de visitar em vários horários.

5. Vender o imóvel com valor abaixo ou acima do de mercado
Por fim, mas não menos importante, existe outro risco e é inerente ao fato de o imóvel ser vendido por um valor abaixo ou acima do de mercado. Um bom corretor saberá o preço desse imóvel e pode elaborar uma estratégia de venda.

O prejuízo pode ser eliminado, porque o mesmo será vendido pelo valor do correto e sem maiores discrepâncias. Sem contar que dá uma rotatividade maior e você não irá precisar ficar meses com o imóvel a ser vendido.

Fonte: Segs


28/11/2018 Fonte: Mercado Imobiliário

Últimas notícias