Notícias do mercado imobiliário

Descubra Aqui Quais São As Melhores Cidades Para Investir Em Imóveis

O investimento no mercado imobiliário é, sem nenhuma dúvida, uma das formas mais seguras e tradicionais de aplicar o seu dinheiro. Afinal, esse tipo de aplicação, na maioria dos casos, garante uma rentabilidade atrativa e bons lucros. No entanto, para que isso seja possível, é preciso conhecer quais são as melhores cidades para investir em imóveis.

Assim, você terá a garantia de que existirão riscos menores e que o seu investimento terá o retorno esperado. Nesse contexto, o Nordeste brasileiro se torna uma região interessante e que tem se tornado atraente a diversos investidores, uma vez que, nos últimos anos, a região tem demonstrado um crescimento econômico superior à média nacional.

Dessa forma, leia este artigo até o final e descubra por que investir na Região Nordeste e quais são as cidades que trarão melhores ganhos. Vamos começar?

Por que investir em imóveis no Nordeste é um ótimo negócio?
Nos últimos anos, foi possível observar que a economia nordestina se desenvolveu como um todo, deixando de ser impulsionada unicamente pela atividade turística. Afinal, a região recebeu bilhões em investimento em infraestrutura, o que favoreceu o seu desenvolvimento industrial. Assim, houve a atração de diversas indústrias de grande porte, como a automobilística, a siderúrgica e a naval.

Com esse desenvolvimento, houve um aumento na demanda de profissionais com diversos graus de qualificação, fazendo com que ocorresse um intenso fluxo migratório para as grandes cidades da região, resultando em uma forte valorização do imóvel no mercado local.

Diante desse cenário, muitos investidores do mercado imobiliário veem com bons olhos essa região. Por isso, nesse momento de retomada do crescimento econômico, um estudo elaborado pela ADIT Brasil (Associação do Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) constatou que 30% dos empresários do setor imobiliário pretendem lançar novos empreendimentos. Portanto, quem procura bons ganhos no mercado imobiliário deve considerar seriamente a região Nordeste para realizar os seus investimentos.

Quais são as melhores cidades para investir em imóveis no Nordeste?
Fortaleza
De acordo com uma reportagem publicada pela Revista Forbes, Fortaleza é considerada como a melhor capital brasileira para investir. Afinal, a cidade se beneficiou de medidas que estimularam o empreendedorismo e criaram um ambiente favorável ao surgimento de boas oportunidades de negócios.

Com isso, foi possível observar na capital cearense um crescimento econômico durante a última recessão. Outro ponto interessante é que devido à boa localização geográfica, próxima da Europa, Estados Unidos e África, existe no município a maior concentração de cabos submarinos do Continente Americano.

Por todos esses motivos, durante o período de 2013 a 2016, Fortaleza foi a segunda cidade brasileira que mais gerou novos empregos, o que resultou em um mercado imobiliário que vive em expansão, já que há uma constante migração de profissionais para viver e trabalhar ali.

Dessa forma, existe uma tendência de valorização no mercado imobiliário, o que garantirá ao investidor uma boa rentabilidade, até mesmo para quem optar por alugar o seu imóvel. Não é por menos que a cidade é a terceira capital do país que mais recebeu investimentos nesse setor.

João Pessoa
O mercado imobiliário existente na capital paraibana tem um padrão diferenciado ao observado em outros centros urbanos que passaram por crescimento. Isso se deve ao grande interesse do capital externo, pois é comum que turistas vindos de outros estado e países vejam o potencial da cidade e decidam investir ali.

O crescimento do mercado imobiliário de João Pessoa se deve ao desenvolvimento industrial observado na região. Além disso, o município conta com a estrutura comum de uma capital brasileira e a qualidade de vida de uma cidade litorânea.

Por isso, essa cidade é considerada, de acordo com estudo realizado pela Prospecta Inteligência Imobiliária, uma das 10 melhores cidades brasileiras com menos de 1 milhão de habitantes para investir em imóveis.

Natal
De acordo com esse mesmo estudo, Natal foi considerada a melhor cidade nordestina com menos de 1 milhão de habitantes para investir no mercado imobiliário, sendo a única a se posicionar entre as cinco melhores. Isso se deve a vários fatores, sendo que um dos mais importantes é o grande potencial de valorização existente na capital potiguar, pois ela apresenta um dos valores de metro quadrado mais baixos entre as capitais brasileiras.

Além disso, o mercado imobiliário da cidade tem um grande potencial de expansão, já que o processo de verticalização é recente. Outro fator a ser considerado, o qual atrai muitos investidores, é a posição estratégica, pois Natal é o ponto geográfico da América do Sul mais próximo da Europa, além de também estar próximo dos Estados Unidos.

Maceió
Maceió é uma outra capital nordestina que merece ser considerada. Essa cidade é considerada como a maior produtora de sal-gema do País. Além disso, conta com diversas indústrias que proporcionam um intenso crescimento econômico ao município.

Não é por acaso que o estudo da Prospecta considerou a capital alagoana como a oitava melhor cidade brasileira com menos de 1 milhão de habitantes para investir em imóveis. Como Maceió é um belo paraíso tropical, com uma vida cultural intensa e de uma gastronomia regional rica, é possível observar no mercado imobiliário uma tendência de turistas brasileiros e estrangeiros fazer dessa cidade a sua segunda residência.

Teresina
A cidade Teresina também foi um dos destaques da pesquisa realizada pela Prospecta, sendo considerada a 13ª melhor cidade brasileira para investir em imóveis. Isso se deve a vários fatores, sendo que um dos principais é a constante expansão na construção de empreendimentos imobiliários.

Pelo fato do município ser a única capital nordestina que não é banhada pelo mar, as áreas próximas às faculdades e shoppings apresentam o maior potencial de valorização. Por isso, apesar de toda a região metropolitana receber investimentos, a Zona Leste da cidade é considerada como a mais promissora.

Devido a isso, muitos investidores estão considerando o mercado imobiliário de Teresina mais rentável que algumas aplicações bancárias, sendo que, em alguns casos, a lucratividade ultrapassa os 100%.

Diante a tudo isso, fica comprovado que o Nordeste tem muitas das melhores cidades para investir em imóveis. Afinal, a região recebe muito investimento público e privado, além de apresentar alto potencial de valorização no preço do metro quadrado.

Caso você tenha gostado dessas dicas e deseje receber outros conteúdos como este no seu e-mail, não deixe de assinar nossa newsletter. Até a próxima!

Fonte: Blog Porto Freire
30/01/2019 Fonte: Mercado Imobiliário

Últimas notícias